CITY-TOUR (HISTÓRICO)

     Um passeio pela história do Maranhão. Há mais 400 anos, a cidade de São Luís é uma capital que possui a antiguidade e a modernidade entrelaçadas. São Luís fundada por franceses é conhecida também por características arquitetônicas portuguesas. A cidade possui crendices advindas de indígenas tupinambás e africanos, tornando-se assim uma localidade repleta de cultura e tradição.
São Luís oferta passeios pelas ruas antigas do Centro Histórico, pleno de casarões antigos do século XVII e XVII, possui um dos maiores centros histórico da Américas e o maior acervo de azulejos da America latina. O city tour é panorâmico e à pé, pelos bairros da Praia Grande (antigo Projeto Reviver).
Roteiro: Saída do hotel passando pela parte nova da cidade até o centro histórico, caminhada pelas ruas calçadas de pedras de cantaria.
Pontos interessantes: Praças Gonçalves Dias, Pedro II, Benedito Leite, João Lisboa, Palácio dos Leões, Igreja da Sé, Fonte do Ribeirão, Teatro Arthur Azevedo, Igreja/convento do Carmo, Convento das Mercês, Igreja do Desterro, Mercado das Tulhas, Rua Portugal e Casa do Maranhão.
Inclui: Guia local e veiculo climatizado.
Duração: 03h30. Saídas diárias.
Obs. importante: Nas segundas os museus estão fechados para manutenção.

ALCÂNTARA (HISTÓRICO)

       Cidade pacata e charmosa, Alcântara está inserida em uma localidade maranhense com vários reservas de quilombos e famílias descendentes de escravos. Antes sede da elite rural do estado, hoje abriga o jeito interiorano de seus habitantes e a simpatia natural do homem comum. Na cidade, encontram-se ruínas de uma das mais importantes localidades maranhenses (abandonada durante quase todo o século XX) em convívio com um grande conjunto de casario colonial restaurado e rica influência cultural africana.
Por estar inserida em um ponto estratégico, bem próximo da linha do Equador, Alcântara foi instruída para possuir a base aeroespacial brasileira, havendo certo paradigma entre a calmaria da cidade e a energia militar.
Roteiro: Saída do hotel até a rampa e travessia para o continente em lancha de médio porte ou catamarã que serve a comunidade local com a duração de aproximadamente 01h20 de travessia e de acordo com a tábua da maré. Passeio a pé pela cidade (parada para almoço não incluso) e retorno para São Luís.
Pontos interessantes: Ladeira do Jacaré, capela das Mercês, igreja do Carmo, Pelourinho, ruínas da igreja da Matriz, passos da Quaresma, Museu do CLA, capela do Desterro e ruínas da cidade.
Inclui: Transfer hotel/cais/hotel, ticket de passagem São Luís/Alcântara/São Luís e guia local.
Duração: 06h. Saídas diárias.

TOUR CULTURAL

      Patrimônio Cultural da Humanidade, São Luís guarda segredos e encantos que poderão ser descobertos pelo visitante neste passeio. Serão contemplados os principais pontos da cidade no qual foram marcos importante e uma pequena amostra da cultura do nosso Estado.
Roteiro: Saída do hotel, panorâmico pela parte nova da cidade, visita ao Centro Histórico, teatro, centro de cultura e artesanato.
Pontos interessantes: Av. Litorânea, Igreja da Sé, Palácio dos Leões, Teatro Arthur Azevedo, Fonte do Ribeirão, Centro de Cultural Popular e Ceprama.

Inclui: Guia local e veiculo climatizado.
Duração: 03h30
Obs: Devido ao horário de visitação de alguns pontos, o roteiro ocorrerá apenas à tarde.

TOUR COMPRAS

        Os produtos típicos maranhenses são dignos de admiração pelo visitante. A união de nossa raiz cultural com a paixão do maranhense pela sua terra A diversidade e riqueza cultural do Maranhão é muito intensa e percebida desde a primeira vista na capital. Os diversos tipos de produtos gera verdadeiras obras de arte que se tornam produtos de nossa terra. Rendas, cerâmicas, artes de azulejaria, doces, cachaça artesanal, guaraná JESUS e diversas outras iguarias poderão ser apreciadas e adquiridas pelo visitante. Por fim, visita-se o principal shopping da cidade onde é possível encontrar uma gama de lojas de diversas marcas brasileiras e multinacionais.
Roteiro: Saída do hotel, visita ao Centro de Artesanato do Maranhão, mercado e ao principal shopping da capital.
Pontos Interessantes: CEPRAMA, Mercado das Tulhas e Shopping.
Inclui: Guia local e veiculo climatizado.
Duração: 03h.

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR COM RAPOSA (CULTURAL E COMPRAS)

       Distante 30 km da capital, São José de Ribamar é uma cidade que respira a religiosidade maranhense. É uma das cidades que compõem a Ilha de São Luís, sendo a mais populosa e seu nome é em homenagem ao Santo padroeiro do Maranhão.

         São José de Ribamar, segundo município da ilha distante 32 km de São Luís, antiga aldeia dos índios Gamelas localizada na região leste, cidade de tradição religiosa guarda segredos e mistérios da religiosidade maranhense. Morada do santo padroeiro. A vista da baia de São José é uma Meca para o encontro com o sagrado. A cidade entra em festa na época de festejo do santo, que possui duas datas de comemoração, uma no mês de março e setembro, onde é possível presenciar uma grande manifestação de fé e peregrinação do povo local e pessoas advindas de diversas partes do Maranhão, para agradecimentos por graças atingidas e pedidos ao Santo.
Raposa Por sua vez, é uma comunidade situada em área de mangue, com sua pesca artesanal e suas mulheres a tecer belíssima renda de bilro. A maioria da população tem antecedentes do estado do Ceará, estado conhecido por exercer esta atividade com maior escala.
Roteiro: Saída do hotel e passeio nas cidades referidas com caminhadas e visitações internas (com parada para almoço não incluso). Retorno ao hotel.
Pontos interessantes: Basílica de São José de Ribamar, Gruta de Lourdes, estátua de São José com Jesus e vida de São José, Museus dos Ex-votos, Casas das mulheres rendeiras na Raposa.
Inclui: Guia local e veiculo climatizado.
Duração: 03h30.

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR COM RAPOSA POR COMPLETO

        A cidade de São José de Ribamar é conhecida pelo maior roteiro de fé do Maranhão. Mais além de religioso, a cidade possui belezas naturais e culturais que são um verdadeiro convite à apreciá-la por completo! Religiosidade, praias, pesca, banho, cultural, artesanato e gastronomia fazem parte deste roteiro que faz de São José de Ribamar uma das mais belas cidades do Estado.
Roteiro: Saída do hotel e visita à cidade de São José de Ribamar. Passeio em Biana (embarcação regional). Após, para para almoço em restaurante típico. Visita ao centro de artesanato, estaleiro, centro religioso.
Pontos interessantes: Praias do Vieira e Caura, visita da cidade de São José de Ribamar, Poço da Saúde, Estaleiro Naval, Estátua de São José, museu dos Ex-votos, gruta de lourdes e casa dos milagres.
Inclui: Veículo climatizado, embarcação regional e guia local.
Duração: 08h.

PASSEIO DE 05 PRAIAS (PANORÂMICO)

      A Ilha de São Luís é dona de mais de 30 KM de paradisíacas praias, há alguns pontos ainda quase inexploráveis, instigando a visitação, apreciação e à realização de banho. Da Ponta d’Areia a São José de Ribamar, conheça as belas feições de nosso litoral.
Roteiro: Saída do hotel em veículo climatizado e visita nas praias do São Marcos, Calhau, Caolho, Olho D´Água, Araçagi e praia do Meio, com parada para almoço em barracas de praia/restaurante típico (não incluso) e banho.
Inclui: Guia local e veiculo climatizado.
Duração: 03 horas

PASSEIO DE BUGGY PELAS PRAIAS

      Aventure-se nas areias do mar do Maranhão em buggys especialmente preparados para este passeio.
Roteiro: Saída do hotel pelas praias da Ponta d´areia, São Marcos, Calhau, Caolho, Olho d`Água, Praia do Meio e Araçagi, com parada para banho e fotos.
Inclui: Veículo tipo buggy e motoguia.
Duração: 03horas. Saída: conforme a maré. Diariamente.
Obs: Levar roupas de banho, protetor solar, óculos escuros, chapéus, maquina fotográfica e disposição para desfrutas de bons momentos.

SÃO LUIS À NOITE (CULTURAL e HISTÓRICO)

       A noite na Ilha lembra à época em que o acendedor de lampiões percorria as ruas da cidade dando um charme a mais à arquitetura do Centro Histórico. Atrações que vão do samba à música eletrônica, do bumba meu boi ao reggae poderão ser apreciadas na cidade em um visual à sua escolha: à beira da praia, à beira da lagoa ou entre os casarões históricos.
Roteiro: Saída no hotel e panorâmico pela parte nova da cidade até o centro histórico. No caminho, visita a Lagoa da Jansen (mirante e bares), Avenida Litorânea, D.Pedro II. Chegada ao centro e desfrute das atrações da noite.
Pontos interessantes: Avenida Litorânea, Lagoa da Jasen, Praça Gonçalves Dias, Praça Pedro II, Reviver, casas noturnas (parada para jantar opcional).
Duração: 03 horas.

PASSEIO AO SITIO PIRANHENGA (HISTÓRICO E ECOLÓGICO)

      O estado do Maranhão foi o lugar no Brasil com a segunda maior população de escravos africanos. Usados em sua maioria para sustentar as fazendas de cana de açúcar, arroz e algodão.
O Sítio Piranhenga (em tupi algo como “lugar onde há fogo”) é um desses lugares. Havia as caieiras (grandes fornos que produziam cimento de sarnambi, pequeno mexilhão moído e queimado para fortalecer a argamassa).
Lá poderemos ainda encontrar uma senzala original (com seus grilhões), a casa grande e a capela da fazenda, assim como a doca original. Além disso, há um pequeno zoológico, incluindo tucanos, gatos maracajás, macacos-pregos, araras e muitos outros pássaros, além de tatus, preás. De lá também se tem uma vista privilegiada do centro histórico da cidade e do rio Bacanga. O Piranhenga foi fundado em meados de 1810. Nesta época, o Maranhão estava para tornar-se um dos mais importantes estados do país.
Inclui: Veículo climatizado, guia local e taxa de visitação.
Duração: 03 horas.

PASSEIO NAUTICO EM RAPOSA (ECOLÓGICO)

      O Maranhão tem uma tradição naval que remete à sua própria colonização e sentido. Somos antes de tudo pescadores. Como diria um grande artesão naval maranhense “A gente faz o barco torto na terra, prele poder andar reto no mar.” E é essa experiência que se tem nesse passeio, a de unificação. É possível apreciar a vista, com parada em praias quase desertas, pesca e degustação de ostras.
Roteiro: Saída do hotel até o Município de Raposa e embarque em biana regional para o passeio com pescador local.
Alguns pontos interessantes: Ilha de Curupu, Banho do Sarnambi, Fazenda de Ostras, Igarapé dos Quatro Bocas, Praia de Carimã, além da possibilidade de pesca de anzol.
Inclui: Veículo climatizado, guia local e embarcação regional.
Duração: 03 horas.

Descubra um pouco do nosso destino…

Maranhão:
Extensão: 331.983,293 Km²
População: 6.184. 538 habitantes
Maiores cidades: São Luís – 1.027.429 habitantes
Imperatriz – 248.805 habitantes
Clima: Tropical úmido com calor o ano inteiro e chuvas tropicais. Temperatura média de 32º, com mínima de 24º.
Capital: São Luís

Compras:

No Centro histórico, especificamente na Praia Grande, há várias opções de compras de artesanato local de palha de buriti, pinturas em azulejos, bijuterias feitas com sementes de frutas da região e miniaturas de Bumba-meu-Boi, estas também poderão ser encontradas no CEPRAMA (Centro de Artesanato). Este espaço funciona em um bonito casarão de três mil metros quadrados, que já abrigou a Companhia de Fiação e Tecelagem de Cânhamo.
No Mercado das Tulhas, uma construção colonial de 1820, encontra-se produtos típicos da região como, cachaças, licores de frutas regionais, doces regionais, camarão seco, dentre outros.
Peças produzidas em renda também são características da região e podem ser adquiridas diretamente das rendeiras na vila de pescadores do município de Raposa. São toalhas de mesa, roupas, chapéus, chinelos, dentre outros.

Culinária: Comidas variadas e saborosas a base de frutos mar é a principal característica da culinária maranhense que reúne influências de culturas indígena, portuguesa e africana onde predominam uma grande variedade de frutos do mar com um bom acompanhamento da farinha de mandioca e o prato mais famoso da região, o “arroz de cuxá”. Esta iguaria é produzida com verdura, camarões secos, gergelim e farinha de mandioca, sendo servida nos restaurantes especializados nas delícias regionais. Pode ser muito bem acompanhado com peixe grelhado ou torta de camarão, sendo estes também cargos chefes da culinária Ludovicense.
Principais Restaurantes: Restaurante Cabana do Sol, Restaurante Maracangalha, Restaurante do Senac, Restaurante Crioulas, Restaurante Feijão de Corda, Restaurante Dona Maria e Restaurante Cheiro Verde.

Praias: Dentre os vários atrativos encontrados em São Luís, podemos aproveitar algumas das várias praias que circulam a Ilha. Praias de Calhau, do Meio e Araçagy compõem a orla e oferecem a infra-estrutura de bares e quiosques para petiscar bons frutos do mar.

Curtir a noite: A noite é bem movimentada em várias partes de São Luís, contemplando os principais atrativos. Conhecida como a Jamaica Brasileira, São Luís tem, dentre os ritmos, o reggae como o mais característico, podendo ser facilmente apreciado em alguns os bares tradicionais no centro histórico ou próximos a praia.
Os demais ritmos podem ser encontrados nos vários quiosques espalhados pela Avenida Litorânea, praia do Calhau, e também na Praia Grande, no Centro Histórico, em bares e restaurantes instalados de sobrados e casarões antigos dando um charme a mais na noite. A Lagoa da Jansen é outra opção para os amantes de uma boa música brasileira, regado a um bom chopp e acompanhado de um delicioso aperitivo regional.

CONDIÇÕES GERAIS:

       Clientes sem cadastro: pagamento a vista, mediante depósito bancário antecipado e envio do comprovante.
Clientes cadastrados: Faturamento em 15 (quinze) dias após o término dos serviços.

CANCELAMENTO:

      O cancelamento da prestação de serviço deverá ser solicitado em até 05 (cinco) dias antes do início dos serviços contratados, caso contrário será cobrado uma taxa de 50% do valor contratado. No caso de feriados, o cancelamento deverá ser solicitado com até 15 dias de antecedência.
– Em caso de tarifa em dólar, cambio utilizado para o faturamento será TURISMO VENDA do dia, segundo o site www.investimentosenoticias.com.br.
РṆo inclui alimenta̤̣o, bebidas, despesas de ordem pessoal e passeios opcionais.
– Limite de bagagem por pax 10 kgs para viagens regulares aos Lençóis maranhenses. Não garantimos embarque de pax’s acima do limite.
– Os horários de passeios e transfer’s serão re-confirmados após as 18:00h do dia anterior ao serviço.
РValor para crian̤as acompanhadas de 02 adultos: INF (0-02 anos): 10% do valor do adulto; CHD (03-07 anos): 50% do valor do adulto; a partir de 08 anos paga como adulto.

– Alta temporada: Janeiro à Fevereiro e Junho à Setembro. Baixa temporada: Março a Maio e Outubro a Dezembro.

– As lagoas dos Lençóis Maranhenses estão com pouco volume de água entre os meses de Outubro a Março. Nosso período de chuva é de Dezembro à Maio, época no qual as lagoas começam em encher.
– Traslado REGULAR: São Luís / Barreirinhas: às 07h00; Barreirinhas / São Luís: às 16h30.

A ROTA DAS TRILHAS TURISMO LTDA SE EXIME DA RESPONSABILIDADE:

1) Por quaisquer perdas e danos que possam resultar a seus clientes, seus haveres e pertences deixados no interior dos veículos.

2) Direta ou indiretamente de fatos dolosos de terceiros, atrasos de vôos, fechamento de aeroportos, greves, movimentos de protestos, revoluções e fatos de natureza que impossibilitem o acesso a quaisquer locais ou que impeçam a realização do serviço todo e qualquer impedimento ao cliente de viajar, por falta ou imperfeição da documentação necessária ou por haver porte de mercadorias ou objetos ilegais, será causa equiparada à desistência voluntária, eximindo esta empresa de toda e qualquer responsabilidade.

3) O cliente não terá direito a reembolso quando não utilizar qualquer tipo de serviço previsto conforme a reserva, efetuar por conta própria toda e qualquer alteração no programa previsto e planejado por esta empresa contratada, à revelia, sem comunicar a contratante de imediato o problema ocorrido ou for impedido de viajar por falta de documentação.

  • TRASLADOS NOS AEROPORTOS – solicitamos seja informado ao cliente que o motorista / receptivo estará com uma placa de identificação com o nome do passageiro ou da sua empresa. Este permanecerá com a placa em punho enfrente ao portão de desembarque. O motorista e passageiro não se conhecem, portanto, o passageiro é quem deverá procurar pelo motorista/receptivo. Caso haja um desencontro o passageiro deverá entrar em contato com a empresa responsável ou com o plantão da Rota das Trilhas, visando obter o nome e celular do motorista. Caso o passageiro não siga estas instruções e utilize outro tipo de transporte por conta própria, nosso serviço será cobrado integralmente.
    O tempo de espera pelo passageiro nos aeroportos será de 2 (duas) horas após a hora de pouso do avião.
    Após 2 (duas) horas de espera, será cobrada 1 (uma) hora extra.
    Não havendo contato do passageiro após as duas horas de espera, damos o serviço por encerrado, onde cobramos NO-SHOW pelo não comparecimento do passageiro.
  • VOUCHER – Por favor, informar os telefones plantão da ROTA DAS TRILHAS no voucher do passageiro: cód. Cidade 98 – Telefones: OI 88395718/ TIM 82572335

Recomendações:

  • – Usar roupas leves, sandália tipo papete, chapéu, repelente, protetor solar e óculos de sol. 
  • – Ingerir muito líquido e seguir uma alimentação leve antes dos passeios.